quarta-feira, julho 13, 2016

DOM ALOÍSIO DILLI, NOSSO BISPO DIOCESANO, FOI TRANSFERIDO PARA A DIOCESE DE SANTA CRUZ DO SUL



Nota oficial sobre a transferência de Dom Aloísio para a Diocese de Santa Cruz do Sul.
                                                                      Por Evandro Carvalho

Dom Aloísio após trabalhar oito anos na Diocese de Uruguaiana, agora assume nova missão como bispo de Santa Cruz do Sul (RS). Confira a nota oficial.

EM NOME DA DIOCESE DE URUGUAIANA comunicamos que nesta data o Papa Francisco decidiu nomear Dom Aloísio Alberto Dilli, OFM como Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul – RS, transferindo-o, portanto, do governo desta nossa Diocese de Uruguaiana. Dom Aloísio permanece como Administrador Diocesano da mesma até assumir o novo ofício.

Como uma família bem unida com seu pai, ao vê-lo partir, nosso sentimento não é outro senão uma grande tristeza. Contudo, uma tristeza que corresponde à grande admiração e respeito ao nosso ”Irmão-Bispo” – como Dom Aloísio sempre se apresentou e se comportou em nosso meio, desde que assumiu, com generosidade e zelo incansável, a condução da evangelização em nossa Terra Santa aos 30 de setembro de 2007. Tristeza que, entretanto, não nos deixa esquecer que com Dom Aloísio aprendemos a descobrir e com ele nos esforçamos por responder às exigências de uma Igreja ”em saída”. E todos nós sabemos, por experiência de nosso convívio pastoral, que é justamente este espírito eclesial que o levou a aceitar, na mesma generosidade e zelo, o novo desafio a ele proposto agora pelo Papa Francisco. E esse mesmo espírito missionário deve nos ajudar a acolher com serenidade a decisão papal.

Com os padres, os religiosos e as lideranças leigas de nossa Diocese, conclamamos nosso povo a permanecer firme nesta caminhada de Igreja, que, com corresponsabilidade e participação, estamos construindo com nossos bispos há mais de cem anos e para juntos aguardar com revigorada esperança nosso novo Bispo, que será oportunamente nomeado pelo mesmo Papa Francisco.

Dom Aloísio ainda permanecerá conosco por mais algum tempo antes de assumir sua nova missão, de modo que todos teremos condições de agradecer-lhe a semeadura e os frutos generosos de sua missão episcopal em nosso meio. Na próxima semana, o Administrador Diocesano e o Conselho de Consultores – formado pelos mesmos membros do Conselho de Presbíteros ora supresso – estarão reunidos na Cúria e definirão juntos os encaminhamentos necessários para a caminhada diocesana no período de vacância.

Nossa Senhora Conquistadora e São Miguel Arcanjo, rogai por nós!

Uruguaiana – RS, 13 de julho de 2016.

Pe. Flavio Bordão Soares
Chanceler Diocesano