Palavra do Pároco


 
19/07

 
 
Salve ó Mãe do Carmo!

         Celebramos neste ano a novena e a Festa de Nossa Senhora do Carmo, meditando a cada dia sobre as vocações. É o ano vocacional em nossa diocese de Uruguaiana. O lema este ano foi: “do jeito de Maria, viver a vocação”.
         Nossa Senhora do Carmo é um dos títulos que é dado a Mãe de Jesus, a qual sempre dedicamos especial veneração. Com o tema deste ano conseguimos unir mais a nossa comunidade, que participou ativamente desde a novena, também dos momentos sócias, tais como “pastelada”, feira de artesanato e o saboroso almoço festivo. Foi emocionante a participação em nossa missa festiva, apesar de ser segunda-feira, fazia muito frio; a Igreja do Carmo estava lotada para homenagear nossa Padroeira, e assim o fizemos, agradecemos e louvamos a Deus por nos ter dado a sua Mãe por nossa Mãe. O Senhor Jesus que nos ensinou a chamar a Deus de Pai, mesmo no suplicio da cruz nos ensinou a chamar a sua Mãe de nossa Mãe. E o jeito de Maria é este: nos ama e ensina a escutar seu Filho Jesus, para que possamos fazer tudo o que Ele nos disser; com carinho de Mãe nos orienta sempre  a seguir Jesus.
         Quero aproveitar este espaço para AGRADECER. Aos Padres que estiveram celebrando conosco esta novena e com suas meditações nos enriqueceram espiritualmente. As equipes de canto e liturgias que tornaram as celebrações mais bonitas. As pastorais, movimentos e comunidades que se fizeram presente. Aos meios de comunicação que gentilmente divulgaram nossa programação. Agradeço em nome de toda a comunidade paroquial e dos Freis Carmelitas a Você amigo e amiga que participou conosco, também aos que mesmo longe estavam ligados conosco através da oração, que o Bom Deus os abençoe e a Mãe do Carmo vos proteja sempre, amém! Muito obrigado!

                                                                          Frei Paulo Prigol
Pároco da Igreja Nossa Senhora do Carmo






29/05
Deus abençoe Uruguaiana!
         Que bom é podermos celebrar a vida, principalmente a vida que pulsa nesta terra, no rosto de cada morador uruguaianense, o orgulho de pertencer a este chão. Nossa querida Uruguaiana aniversaria, chamada carinhosamente de “Nossa terra Santa”, sob o manto de Santa Ana, que tão bem cuidou da Mãe de Deus, continua Uruguaiana cuidando dos filhos seus, nascidos aqui ou os de coração; acolhe a todos, para que possam no exercício da cidadania; amarem a Deus e aos irmãos, com respeito, coragem e muito amor no coração.
         Salve terra querida, que pra nós Freis Carmelitas e pra tantos que aqui se aquerenciaram, sempre foi terna mãe; aqui porta de entrada para o nosso País, povo gentil e hospitaleiro, guarda com carinho a fronteira e trabalha por dias melhores; pra que todos aqui estudem, tenham o lazer necessário, o pão nosso diário, a alegria no viver, o cuidado com a vida ainda embrionária até o seu digno fim. Parabéns uruguaianenses! Deus abençoe Uruguaiana! A Mãe do Carmo nos proteja a todos!

Frei Paulo Prigol
Pároco da Igreja Nossa Senhora do Carmo








08/04

A Paz esteja convosco!

         Estamos vivendo em nossas celebrações da Igreja o tempo litúrgico da Páscoa, durante a quaresma nos preparamos para esta que é a maior festa Cristã: a Ressurreição de Jesus. Refletimos este ano sobre a saúde publica em nosso País, pedindo que “A saúde se difunda sobre a terra”, lema da campanha da fraternidade 2012. Tempo forte de conversão, de mudança de vida.

         Muito já se escreveu sobre a vida de Jesus, claro que nos bastaria os relatos dos Evangelhos. É bem verdade que a sua vida, o seu jeito de ser, continua ainda hoje cativando, orientando, salvando, curando...

         Durante a semana Santa, a vigília pascal e agora neste tempo litúrgico em que vivemos, eu também me permiti buscar alguns símbolos que ajudassem a refletir sobre o que Jesus passou e como podiam me ajudar a rezar melhor cada momento vivido.

         Foi na sexta feira Santa que encontrei os seguintes símbolos sobre os quais refleti também em minhas homilias. Foram estes: um jarro, uma bacia e uma toalha: encontrei no gesto que Pilatos fez: o de lavar as mãos e entregando Jesus a condenação, na verdade ele tentando lavar a sua consciência, me dei por conta quantas vezes ainda hoje somos omissos, nos esquivamos...outros símbolos foram a coroa de espinhos, os pregos e o martelo, que me lembraram como o ser humano é capaz de humilhar, machucar e até torturar seus semelhantes...achei naquela placa “INRI”, uma mania de rotular as pessoas, classificar, separá-las...achei outro símbolo interessante, o pano ensanguentado que na cruz não deixou exposta a nudez de Jesus, que me alertou que diante de Deus estamos sem véus, sem máscaras, nus, e quantos que são despidos de sua dignidade de seres humanos. Não consegui trazer a cruz, pois senão teria de trazer milhões de cruzes, pois aquela cruz não era dEle, era minha, tua, nossa...mas a minha busca não se completou, pois trouxe símbolos, mas não encontrei o Senhor. Não estava mais naquela sexta feira.

         No sábado trouxe uma Bíblia hebraica, que me lembrou o grande amor de Deus pela humanidade, a espera do messias, como Deus se revelava ao seu povo. Juntei também a Bíblia cristã onde nas belíssimas páginas do novo testamento vi surgir a esperança de um mundo melhor, das palavras de vida, os ensinamentos brotados do coração de Jesus, as primeiras comunidades, o amor, vida nova. Trouxe também como símbolo um lençol em que o Filho de Deus esteve envolto; estava dobrado, pois assim foi encontrado no tumulo vazio. Mas não encontrei o Senhor. Não estava mais naquele sábado santo.

         Comecei a entender que crer no ressuscitado é um ato de fé, mas que sentir-se amado por Ele é uma profissão de fé, e aí não tem como não sentir-se atraído por Ele. Eu o buscando junto as coisas, Ele caminhando ao meu lado e tentando clarear a minha mente, foi quando percebi que a iniciativa de se mostrar ressuscitado é do próprio Deus, e talvez por não estar junto a comunidade, tenha perdido este presente. Crer no ressuscitado é acreditar que um mundo mais humano e justo é possível, é olhar para si, lá no coração, silenciar todo o barulho para escutar o Senhor vivo e ressuscitado falando bem alto: “A paz esteja convosco!!!” agora encontrei o Senhor, num misto de espanto, alegria, perdão, esperança...faça a experiência: para encontrar o Senhor é necessário calar os barulhos, para escutar somente a Ele, a verdadeira Paz. Jesus não está no passado, Ele quer estar hoje na tua vida.


                      Frei Paulo Prigol

                                      Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo




23/12

Obrigado!

        No início deste ano, quero dizer a Deus e cada um dos nossos Paroquianos, um Muito Obrigado, por tantas conquistas no ano que findou, mas acima de tudo por termos sido amigos, e junto com os movimentos, pastorais e as comunidades, levamos mais pessoas a encontrarem-se com Jesus.
        Que neste ano continuemos esta amizade e missão e sigamos sendo “amigos fortes de Deus”. Escutando a cada dia o mestre Jesus que nos chama a segui-lo; é o ano das vocações em nossa Diocese de Uruguaiana.
        Por isso começamos o primeiro dia do ano com a presença de nosso Bispo Dom Aloísio Dilli, celebrando conosco seus trinta e cinco anos de vida sacerdotal. Que o bom Deus continue abençoando nosso Pastor, lhe dando muita saúde e Paz.
         






Em nome de toda a nossa comunidade, desejo a todos um Feliz e Abençoado 2012.
        Frei Paulo Prigol

Nasceu Jesus!
         Estivemos durante quatro semanas do advento nos preparando intensamente para comemorar a vinda de Jesus, o nascimento do Filho do Altíssimo; a encarnação do próprio Deus em nosso meio.
         É o Natal de Jesus. É tempo de lembrarmos o que Deus fez por nós; veio nos visitar, experimentou a condição humana e nos ensinou que quanto mais humanos formos, seremos mais felizes. Revelou-nos seu plano de salvação, quer contar conosco para que o mundo seja melhor. Falou-nos de seu Reino, o sonho de Deus; Paz, amor, verdade e justiça pra todos; ensinou-nos a chamar a Deus de Pai, um amor que inclui a TODOS sem nenhuma exceção; apesar de ainda respeitar a nossa liberdade.
         Este é o tempo da Salvação, tempo de congratulações; trocas de gentilezas, apesar de vermos pessoas que se agridem, se ressentem, se magoam. Outros afundam em memórias de natais em que foram felizes. A saudade daqueles que amamos e não estarão fisicamente conosco.
         Atenção! Não desvie o foco do principal nesta data. É a festa da vida, frágil, simples; mas que brota com uma força espetacular na manjedoura. Pense no principal, você está vivo, então aproveite cada segundo de seu respirar. Faça o melhor que puder, não é tempo de dissabores, estes você resolverá, ou não. O principal é você viver. Sinta o coração de Deus que pulsa no menino que nasce.
         Espalhe o amor, com abraços, sorrisos e gestos concretos, como sugestão podes dar um presente a uma criança que precisa, sem alardes, só a alegria do teu coração, claro e para os que te são caros: a tua família, seja um presente de alegria com a tua presença. Lembre-se o mal é ausência de bem; tome parte dos filhos da luz, do bem. O amor já é vencedor. Nasceu Jesus!! Um Feliz Natal, com muito amor no coração.

Frei Paulo Prigol
Pároco da Igreja Nossa Senhora do Carmo







17/11


O AMOR É ETERNO

            Neste mês de novembro começamos o mês lembrando nossos parentes e amigos já falecidos, um dia especial de saudade, mas não de tristeza. No meu caso que professo a minha fé na ressurreição, há um consolo maior, a vida não nos é tirada, mas sim transformada. Pois nosso Deus é o Senhor dos vivos.
            Diante do mistério da morte, achamos nunca estar totalmente preparados; pois é imensa a dor que sentimos quando alguém que amamos nasce para a eternidade. Quando acompanhamos o sofrimento, a razão nos fala que devida à idade avançada, chegou o momento de esta pessoa descansar, pois cumpriu sua missão na terra; o sentimento insiste em querer estar mais um pouco com quem faz parte do viver da gente.
            Pior é quando a razão e o sentimento juntos nos falam que alguém que amamos partiu muito cedo. A dor é ainda maior. Por isso a fé na ressurreição pra mim me consola mais, irei me encontrar um dia com esta pessoa, na esperança de uma eternidade feliz. Por isso o amor é eterno. O mesmo amor que sinto por aqueles que amo; a morte não tem poder sobre eles, é o mesmo, pra sempre. A saudade e o amor que sinto pelos meus pais que já estão com Deus, são os mesmos de trinta e quatro anos atrás, o rosto dos dois é vivo na minha memória, assim como vivem com Deus.
            Quando entregamos nossos mortos para o coração de Deus, os entregamos para a vida, pra eles eterna, o que será pra nós um dia. Vivendo os lampejos do amor de Deus, pois assim será a eternidade, um dia feliz após o outro. Uma senhora me disse, mas padre ninguém voltou pra dizer como é... respondi: minha filha Jesus voltou, ressuscitado, vencedor da morte e nos dá esta certeza: “Em verdade eu te digo, hoje, estarás comigo no paraíso”(Lc 23,43).
            Não levamos nada desta vida, a não ser o bem que fizermos, aliás nem isso, pois esse ficará no coração dos que amamos. Nos permitamos chorar, pois as lágrimas não são falta de fé, mas sim expressão do amor que sentimos. Santa Teresa de Jesus dizia que “o sofrer passa, o ter sofrido não”. Por isso não esqueçamos de amar, pois só este é mais forte que a morte.
            Neste mês também nos despedimos de dois paroquianos do Carmo que deixarão muita saudade, pelo amor que espalharam, pelas suas dedicações a nossa comunidade, fica a nossa gratidão e aos familiares nossos sentimentos. Descansem em paz, Sr. Ulrich Arns (+09/11) e Sra. Maria Rafaela Oyhenard (+10/11).
            Concluo com o que nos fala o místico São João da Cruz, “No ocaso da vida seremos julgados sob o amor”.

            Frei Paulo Prigol
Pároco da Igreja Nossa Senhora do Carmo




14/10
 

SANTA TERESINHA, A SANTA DO AMOR (Parte Final)

         O mês de outubro é considerado pela Igreja Católica o mês missionário, e começamos celebrando Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões. Santa Carmelita que viveu em Lisieux na França, morreu com apenas 24 anos, na brevidade de sua vida deixou um rastro de santidade tão intenso que continua a iluminar muitos caminhos, levando as pessoas a se encontrarem com Nosso Senhor Jesus.
         Na primeira parte deste artigo falei da grande importância desta Santa, que nos deixou um ensinamento chamado de “Pequena Via”, farei aqui uma breve síntese deste caminho que ela como Doutora da Igreja nos ensina.
         Didaticamente dividirei este esboço em cinco passos. O primeiro passo é reconhecer-se pequeno, ter a humildade diante de Deus, isso sem falsidade, ser verdadeiro; ter inteira confiança no Senhor da vida, deixar a graça de Deus atuar, não ser prepotente; é olhar para o lado e ver um irmão e uma irmã e ser próximo de alguém que venha a necessitar de ajuda, também deixar-se ajudar. O segundo passo é sem Deus, você não é ninguém, quanto vazio experimenta o ser humano afastado de seu Criador, quanta dor e quanta desventura, pessoas se tornam amargas e azedas quando se afastam de Deus que é amor, perambulam pelas sendas das tristezas, estar atento que com Deus mesmo que andemos pelo vale da morte nenhum mal temeremos ( salmo 23 ). Ser guiado por Deus.
         No terceiro passo descubra que Deus é rico em misericórdia, a linguagem de Deus é o amor, capaz de curar e libertar o ser humano de qualquer amarra, pela qual esteja sofrendo, é a ação do Coração de Deus. No quarto passo dar-se conta de viver o momento presente, o hoje é um dom tão precioso que mui facilmente deixamos passar mascarado de vãs preocupações; como se estas tivessem o poder de solucionar algum problema, só fazem cansar. Viver intensamente o hoje é estar atento para não magoar, nem machucar alguém, pois o tempo é breve demais para perdermos tempo com desgostos, mas não tenha medo de amar, em todos os gestos e atos que sejam permeados pelo amor.
         No último passo olhe para a tua vida e não perca o ânimo jamais, quem se sente amado é capaz de amar, também de se perdoar, cultivar a esperança, acreditar que não está só, Deus mora no teu coração, e o amor d’Ele é tão forte que faz o ser humano alçar vôos cada vez mais altos.
         Em síntese estes passos são pequenas gotas da espiritualidade de Santa Teresinha, recomendo a leitura do livro “História de uma Alma”, que é a autobiografia desta Santa que nos ensina a fazermos do ordinário da vida sempre um extraordinário, basta colocarmos MUITO amor em todos os nossos atos. Que estes passos nos ajudem a sermos felizes hoje e sempre.

       Frei Paulo Prigol
         Pároco da Igreja Nossa Senhora do Carmo
        





29/09

SANTA TERESINHA, A SANTA DO AMOR (1º parte)

         É um desafio muito grande escrever sobre Teresinha do Menino Jesus, pois trata-se nada menos que a maior Santa dos tempos modernos, isto dito por São Papa Pio X. Mas o intrigante é que esta menina que viveu em Liseux, na França, passou dos 15 aos 24 anos reclusa no Carmelo e morreu tão jovem, vitima de tuberculose. E o detalhe é que durante sua vida no convento, teve somente o anseio de se fazer pequena por amor ao seu amado Jesus.
         Impressionante, que mesmo mudando as gerações fazemos parte de uma sociedade, que cada vez mais valoriza o que brilha, o que aparece, o que faz barulho, vivemos num esforço constante de aparência, mesmo que seja plastificada, retocada, maquiada. E às vezes quando isso tudo desaparece com água e sabão, máscaras caídas, realidade refletida no espelho da vida... o que fica? Quantos entram em crise, por uma palavra mal dita, um romance acabado, a falta de status, o não ser aceito pelo grupo. Até as relações humanas parecem terem entrado na era do descartável. Mas a esperança cresce quando a sociedade se dá por conta, que deve se reciclar, para valorizar, respeitar e de fato amar e ser amado.
         Teresinha viveu escondida no seu convento e aí não fez nada que a tornasse importante no meio social e eclesial, nem no nosso mundo. Mas se no final do século XIX passou despercebida, no inicio do século XX e até os dias de hoje, tem sido um luzeiro a iluminar o caminhar de muitos cristãos e até não cristãos, que buscam um modo de viver, onde a felicidade seja um constante de suas vidas. Quem procura em seus escritos um alento para a alma, tem se surpreendido que no ordinário da vida, quando se vive o autêntico amor a Deus e ao próximo; vive-se extraordinariamente feliz; a vida em plenitude que é manifesta na delicadeza dos pequenos gestos, um amor que não exclui, mas junta e une, inclusive os “cacos”, que as quedas na vida transformam o ser humano.
         Concluo esta primeira parte com as palavras do Frei Bruno Secondin, Carmelita e professor de espiritualidade na Gregoriana em Roma: “Numa sociedade das aparências e dos cenários, da representação de si, que recorre, muitas vezes, a emoções fortes para escapar da náusea de uma vida sem sentido, Santa Teresinha nos chama a uma fidelidade tenaz e transparente, tecida de amor e de gestos frágeis, mas ditados por um coração grande”. No próximo artigo falarei sobre o caminho espiritual de Santa Teresinha, a sua Pequena Via.
                              Frei Paulo Prigol
         Pároco da Igreja Nossa Senhora do Carmo





10/09/11

 
BÍBLIA: CARTA DE DEUS PARA  O SER HUMANO
         Coisa boa é receber uma carta, mesmo que o papel tenha sido substituído pelo virtual; mas quando escrita com carinho, que fale do coração e mande noticias, também é bom responder. Contar sobre a vida, o que se tem feito; as aventuras, os sonhos, a vida narrada em palavras.
         O Senhor Deus também quis se comunicar com a obra prima de sua criação: o ser humano. Por isso lhe escreveu o que carinhosamente, e com todo o respeito dizemos ser Palavra Santa, do Senhor e da Salvação. A Bíblia.
         Onde lemos nas linhas e entrelinhas, a história de um povo, lutas, dissabores e esperanças, cânticos de louvor e de ação de graças. Convocando o ser humano a converter o coração para o Senhor da vida, Palavras ditas e Benditas. Que prepararam para o maior de todos os mistérios, a Palavra se fez carne, tomou forma humana, com rosto e voz, o Deus conosco: Jesus, O Cristo, O Messias, se fez um de nós, para resgatar a dignidade de filhos e filhas do Altíssimo, O Salvador que muda o rumo da história da humanidade.
         O encontro com este mesmo Jesus continua se dando pela Palavra Sagrada. Quando nos aproximamos da Bíblia, além de estudar, conhecer, ensinar, devemos estar em atitude de oração; “que é trato de amizade com quem sabemos que nos ama”, nos diz Santa Teresa de Jesus. Encontramos sim o Senhor na Bíblia. Portanto, não tenha medo de abraçar a Palavra de Deus, tê-la como guia, luz a iluminar o caminhar. Alimento para a alma.
         Madre Teresa de Calcutá nos diz: “Que eu exteriorize a vontade de amar, entendendo que amar não é sentimento de posse... É sentimento de doação!” com isso digo que a Bíblia é uma mostra concreta do amor de Deus por cada um de nós, Deus que pela sua Palavra se doa para curar e libertar e nos ensina o verdadeiro amor, para sermos mais felizes; por isso hoje e sempre se sinta amado e amada por Ele, que não trai este amor jamais.
           
                  

                  Frei Paulo Prigol
Pároco da Igreja Nossa Senhora do Carmo
           





26/08/11

VOCAÇÃO CERTA, FUTURO FELIZ!
         Que bom é acordar, iniciar um novo dia cheio de energia, com vontade de acertar, de correr atrás daquele empreendimento, do projeto,  dos sonhos... encontrar pessoas queridas, abrir possibilidades pra novas amizades, rever amigos. Tem dias que começamos assim. Tem manhãs que nos deparamos com problemas a serem encarados e resolvidos, além de pendências, de luta pela vida e pela sobrevivência.
         Em ambos os casos, agimos quase que no “piloto automático”, raramente nos damos conta, que se fazemos tudo isso, e podemos mais, é porque estamos vivos; parece óbvio, mas... Por que vivos? Disso não podemos fugir, ou como diria o filósofo Descartes: “penso logo, existo!” E que existência preciosa, basta fazer valer à pena. E se existo é porque fui chamado à vida; creio eu que pelo Autor da vida. Chamado proferido do Coração e do querer de Deus, isto se denomina “vocare” (do latim, chamado=vocação). Sim vocação a vida. E por esta vocação empreenderemos todos os esforços, basta olhar as batalhas travadas diariamente a favor da vida; pelos profissionais da saúde.
         Eis que para pôr um sentido maior a esta vida, um “tempero”, um sabor; Nosso Deus continua chamando, de uma forma única, pessoal, que nos lábios de Jesus criou forma humana e se tornou audível: Vem e Segue-me! Com olhar amoroso, mas firme e decisivo. De fato um mistério, pois o Criador de tudo respeita a liberdade da criatura humana.
         Plena realização é quando conseguimos atender a este chamado para uma vocação especifica – Vocação certa, futuro feliz! – a uns chama a ser Padre, a outros Pai e Mãe de Família; também convida os consagrados e consagradas, e leigos engajados na comunidade. Sempre para um serviço. Não se assuste, pois tudo tem um tempo; inclusive para as dúvidas, discernimentos, escolhas, aptidões... Lembre-se de encarar tudo isso, pois assim se cresce, amadurece e se é feliz!
         Quero terminar com um pensamento do escritor e pensador Tagore: “Eu dormia e sonhava que a vida era alegria, acordei e vi que a vida era serviço; servi e vi que o serviço é alegria”. Não se esqueça de cuidar cada dia com carinho da tua vida e da tua vocação, ambas são únicas.
         Que o Bom Deus abençoe a todos! Só Deus basta!

                                    

Frei Paulo Prigol
Pároco da Igreja Nossa Senhora do Carmo