sábado, agosto 09, 2014

FELIZ DIA DOS PAIS!!!


Estimados amigos e amigas que acompanham este momento de reflexão "ALVORADA COM DEUS." Mais uma vez quero desejar a vocês um bom e abençoado dia.
Este texto do evangelho (Mt. 14, 22-33) que acabamos de ouvir tem uma mensagem maravilhosa para todos nós. Eu diria, nesta véspera da celebração do Dia dos Pais, que esta é uma mensagem particularmente importante para todos os pais.
Os amigos de Jesus estão em alto mar, sofrendo porque o vento era contrário. De repente, aparece Jesus. Mas seus amigos não o reconhecem. Pelo contrário, ficam apavorados, pensando que Jesus fosse um fantasma. No meio daquele apavoramento, Jesus os acalma com três palavras fundamentais: CORAGEM... NÃO TENHAM MEDO... SOU EU...
Quando os ventos sopram contrário nas nossas vidas, como é bom encontramos uma pessoa amiga que nos diga: coragem, não tenha medo, eu estou contigo.
Nesta véspera do Dia dos Pais, veja e sinta como são importantes estas palavras: CORAGEM... NÃO TENHAM MEDO... SOU EU...
Você que é pai e que me escuta neste momento, quem sabe você se pergunte de que jeito ser pai hoje, no meio de tantas dificuldades e de tantos desafios. Não apenas dificuldades e desafios num plano material. Mas, dificuldades e desafios no sentido de colocar valores verdadeiros no coração de seu filho, de sua filha.
Eu diria a você, querido pai, transmita ao seu filho o valor da fé, o valor da espiritualidade, o valor da honestidade, o valor da verdade, o valor de ser gente de verdade.
Você que é pai, não pode transmitir ao seu filho a antiga e famosa lei de Gerson. Lei que dizia que a pessoa precisa levar vantagem em tudo. Não. Nunca faça isso, querido pai, pois quem quer levar vantagem em tudo, acaba passando por cima dos outros, acaba brincando com os sentimentos do outros, acaba tirando dos outros a alegria de viver.
Transmita para seu filho, querido pai, o mandamento do amor. Um amor que faça este jovem acreditar que é possível de se ser feliz, sem precisar mentir, sem precisar ser desonesto, sem precisar passar o outro para trás, sem precisar usar do outro para  subir mais e para ter mais. Mesmo que os jovens tenham tantos maus exemplos de gente bem grande, que mente, que é corrupto, que rouba e que faz tanta coisa errada, você, querido pai, precisa transmitir ao seu filho os verdadeiros valores.
Transmita valores que façam seu filho ser uma pessoa verdadeiramente feliz e que no dia de amanhã, este seu filho possa dizer para todos, com muito orgulho: meu pai foi um homem bom. Meu pai foi um homem honesto. Meu pai foi um homem justo. E, principalmente, que este seu filho possa, no dia de amanhã, sentir orgulho quando alguém chegar até ele e disser: Parabéns pelo pai maravilhoso que você tem.
A você, querido pai, que é feliz nesta vocação e missão de pai.
A você, querido pai, que passa por tantos sofrimentos com os filhos, que chega a se perguntar se valeu a pena ser pai.
A você, querido pai, que é amado e querido dentro de sua família.
A você, querido pai, que neste dia não vai receber nenhum abraço de seus filhos e que vai sentir pesar no seu coração a tristeza da ingratidão e o peso da solidão.
A você, querido pai, que está aí, numa casa de repouso ou num asilo.
A você, querido pai, que está ali no sofrido leito de um hospital.
A você, querido pai, que por algum erro cometido, está ali  numa prisão.
A você, querido pai, que está jogado na rua ou deitado numa calçada.
A você, querido pai, esteja você do jeito que estiver um grande abraço em nome de seus filhos.
Obrigado por tudo. E que Deus Pai recompense a você por tudo de bom que você realizou.
Que Deus, querido pai, abençoe a você, Ele que é um Pai que nunca esquece de você, mesmo naqueles momentos em que você, quem sabe, esqueceu de Deus.
Um grande abraço, querido pai e fique sempre com Deus. Amém.

                                                                                                  Frei Ivo Bortoluz 
Programa Alvorada com Deus – Rádio São Miguel